O que é

 

Uma Solução de Business Intelligence é um conjunto de dados integrados, alimentado pelos vários sistemas transacionais existentes e muitas vezes dispersos na organização. Seu principal objetivo é prover informações de apoio a decisões gerenciais.

Vantagens

Com a construção da Solução de Business Intelligence, isolamos os usuários da complexidade das diversas fontes de dados em plataformas, bancos de dados e formatos diferentes. Eles passam a buscar informações em uma única estrutura, ganham agilidade na obtenção das informações, realizam cruzamentos de informações de diversos assuntos de forma eficiente e ágil. Com a utilização de ferramentas OLAP (On-line Analytical Processing), que são específicas para acesso às informações de uma Solução de BI, os usuários, desde que devidamente treinados, passam a elaborar suas próprias consultas, relatórios e análises.

“A grande vantagem de um Data Warehouse é permitir a tomada de decisões baseada em fatos. Na verdade ele busca disponibilizar à organização o grande volume de dados que foram e estão sendo armazenados em bases de dados operacionais espalhadas por toda a empresa.” [Cezar Taurion]